Lightyear era um dos filmes mais aguardados de 2022 e prometia ser um grande sucesso para a PIXAR, o filme foi o primeiro spin-off do universo de Toy Story e isso era o bastante para acreditar que a trama poderia ser a mais lucrativa da Disney. Porém, não foi isso o que aconteceu, o curta foi um fracasso e não conseguiu atingir a bilheteria esperada.
Para piorar, a China proibiu o filme de ser exibido nos cinemas locais por conta de uma cena, isso fez com que a Disney e Pixar perdessem mais de 2 bilhões de dólares apenas no país chines. Entenda os detalhes sobre esse acontecimento a seguir!
Por que Lightyear fracassou?
O filme Buzz Lightyear fracassou por diversos motivos inesperados, por exemplo: o banimento em diversos países fez com que a PIXAR não lucrasse o esperado, a China era o país que mais poderia dar lucro em bilheteria a Disney, isso porque, o local abriga o posto do maior mercado de cinema do mundo. Com a censura do filme nesse local, é estimado que a Disney + PIXAR tenha perdido mais de 2 bilhões de dólares em bilheteria.
Outro fator que facilitou o baixo desempenho do curta, foi o pouco retorno que BUZZ deu aos produtores. De acordo com o site Curta Mais, foram investidos mais de 200 milhões de dólares para a produção do filme, porém, o curta-metragem rendeu 226 milhões de lucro. Ou seja, retornaram apenas 10% do investimento inicial.
Além disso, Pete Docter, um dos produtores da PIXAR, confirmou em uma entrevista que as críticas negativas e as expectativas altas do público, fizeram com que o filme não saísse tão bem como o esperado. Sendo assim, é quase certo que uma continuação de Lightyear seria improvável, pelo menos até o momento.
Qual a polêmica do filme Buzz Lightyear?
Em Junho de 2022, o filme Lightyear estreou nos cinemas de todo o mundo, a produção foi muito elogiada por críticos e fez um sucesso moderado. No entanto, algumas pessoas “conservadoras” se incomodaram com uma cena específica do filme, trata-se da personagem Izzy (amiga de BUZZ), ela tem um relacionamento com outra mulher.
A cena em questão mostra Izzy beijando sua esposa, em seguida as duas tiveram um filho adotivo. Esse motivo simples fez com que pessoas preconceituosas criticaram o filme, alguns países exigiram a Disney para retirar a cena, o pedido foi negado e o inevitável aconteceu: O filme foi proibido em diversos países entre eles Peru, Indonésia e China.
No entanto, essa produção da Disney não será a primeira ou última a receber essas censuras. Segundo o site Estadão, outros filmes receberam o mesmo preconceito contra personagens LGBT, o filme Dois Irmãos foi banido em diversos países, isso por que, o personagem Specter era Gay.
Podemos citar outros filmes como: Doutor Estranho e Animais Fantásticos. Com essas informações podemos concluir uma coisa, apesar dos avanços tecnológicos e culturais, muitos países/ pessoas ainda estão com pensamentos ultrapassados e preconceituosos.
Quem faz a voz do Buzz Lightyear em português?
Quem faz a voz do Buzz em portugues e o apresentador de tv Marcos Mion. Quando foi anunciado como o responsável por dublar o icônico personagem, muitos acreditavam que a dublagem poderia ser muito ruim, visto que, Mion costuma fazer muitas piadas em seu programa, o medo era que ele fizesse o mesmo no filme.
Quando o filme saiu nos cinemas do Brasil, muitas pessoas elogiaram a dublagem do apresentador e gostaram bastante. Ele deixou de lado aquelas piadas sem graça e fez uma dublagem icônica. Para assistir ao filme Lightyear, basta ser assinante do Disney Plus!